sábado, 16 de agosto de 2014

And then there was poetry...

"A poesia é uma criação rítmica da beleza em palavras."
                                   (Edgar Allan Poe)

Nunca fui de poesia. Acho que nunca consegui entender bem como ela funciona, não havia sido devidamente atingida, sabem? 
Porém, contudo, entretanto, todavia, quando esse ano começou uma certa curiosidade me surgiu, fiquei pensando em porque as pessoas eram tão apaixonadas por poesia e resolvi que talvez fosse hora de tentar! E adivinhem só, acho que comecei a ler na hora certa!  



O primeiro livro de poesia que tive que ler foi para a escola e esse inicio não foi muito bom. Tive de ler Libertinagem, do Manuel Bandeira, e eu suspeito fortemente que tenha sido culpa da estética modernista, mas eu não gostei. Me arrastei pra passar pelos poemas e nem mesmo quis continuar o livro e ler Estrela da Manhã, que estava no mesmo encadernado. Acho que quando nunca se leu poesia e se começa com um livro modernista, ou seja, sem rimas, palavras bonitas ou muita lógica, acabamos achando que aquilo não corresponde a um poema do jeito que deveria, pelo menos foi o que aconteceu comigo... 

Depois disso, fiquei curiosa por outros poetas e resolvi procurar pelo que eu mais havia ouvido falar: Carlos Drummond de Andrade. E dessa vez foi diferente, porque além de entender, fui realmente tocada pela poesia de alguém. Fico feliz por saber que esse reconhecimento poético da minha parte aconteceu pela primeira vez com Drummond, porque sei que por toda a minha vida ele vai aparecer sempre com um carinho especial (e o que pode ser melhor do que o escritor por quem você nutre esse carinho de "primeira vez" ser nada mais nada menos que Carlos Drummond do alto de sua genialidade?).
Li O Amor Natural e depois um livro dele que tinha o Alguma Poesia, Brejo das Almas e claro Sentimento do Mundo (Já que prestarei vestibulares esse ano, esse não poderia faltar) na mesma edição.

"Mas as coisas findas

Muito mais que lindas

Essas ficarão."

                                                               (Carlos Drummond de Andrade)






Nas últimas semanas, na escola, minha turma apresentou trabalhos sobre grandes escritores e poetas, o que só me fez ter mais vontade de continuar no mundo poético. O bom é que além de rápida de ser lida, essa[e tipo de literatura acaba nos tirando um pouco do convencional e ajudando a tirar um pouco do estresse que todos nós temos. A poesia relaxa, acalma, nos faz pensar e se maravilhar com os versos sempre (ou quase sempre) tão harmoniosos.

No momento, estou lendo um livro de sonetos de Vinicius de Moraes (perdidamente apaixonada), depois pretendo conhecer Cecília Meireles, Mario Quintana, Paulo Leminski, Bukowski e muitos outros grandes poetas do mundo todo!

Pois já que aprendi a gostar, não pretendo parar de ler poesia tão cedo...