sexta-feira, 20 de junho de 2014

Ah, John Green...

O primeiro livro que eu li do João Verde foi TFOS (A Culpa é das Estrelas, em Português) e eu achei lindo, fofo, chorei que nem uma condenada e fiz um zilhão de marcações! Então, com o lançamento do filme, resolvi escrever sobre a minha experiencia com os livros do John!

Depois disso fiquei morrendo de vontade de ler o resto, acabei comentando por aí e no meu aniversário do ano passado, minha amiga me deu O Teorema Katherine e depois peguei Deixe a Neve Cair emprestado com uma amiga da minha amiga que acabou virando minha amiga também. (what?) 

O fato é que eu continuava querendo ter todos os livros dele pra chamar de meus, (são 6, eu tinha 2) porque eles são fofos de história, bem escritos e lindos de ficar na estante! Foi aí que no natal meu namorado me deu, não um, mas TODOS os livros que faltavam e completou minha coleção de John Green! 
(Se eu surtei? Magiiiina gente...)

Minha coleção linda de bonita! *---*

Agora que eu já li todos eles, resolvi fazer um post, pra mostrar como eles são todos lindos e falar um pouquinho de cada um! Farei em ordem cronológica, que fica mais bonito...
 

Quem é Você, Alasca? 

"Pensamos que somos invencíveis porque realmente somos. Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação."

Escrito em 2005, foi o primeiro de todos, mas o último que eu li... Antes de qualquer coisa devo dizer que a capa preta é muito mais bonita que a outra! (Que tem um close up do rosto de uma menina).
Esse livro é realmente muito bom, um dos melhores, tem uma parcela de fofura, uma de "nerdice" e um pouco de surpresa/suspense! E minha parte preferida é o fato de o personagem principal colecionar as ultimas palavras de pessoas famosas. 

O Teorema Katherine


"Mas o tamanho do seu amor por uma pessoa nunca vai ser páreo para o tamanho da saudade que você vai sentir dela."

Apesar da capa meigamente minimalista, O Teorema é o livro mais fraquinho de todos, não sei se é porque fala de matemática, e eu não me dou com essa matéria, mas a história é a mais parada e a que menos me cativou. A melhor parte do livro é (como sempre) o amigo do personagem principal, que me fez dar umas boas rizadas! O livro foi lançado em 2006.


Deixe a Neve Cair


"Sempre que um sino toca, um anjo ganha asas."

Esse não é bem só do John, mas tem uma grande participação dele, esse livro tem três histórias de natal que se interligam no final. Co-escrito com Maureen Johnson e Lauren Miracle, apesar de o nome dele ser o primeiro na capa, o "conto" do Sr.Green é o segundo do livro e também não é lá o melhor dos trabalhos dele... (acho que ele estava em uma época ruim). O ano de lançamento foi 2008.





Cidades de Papel


"Não me cruzando na primeira, não desista 
Não me vendo num lugar, procure em outro
Em algum lugar eu paro e espero você." 

E depois da fase ruim, a segunda parte de 2008 trouxe de volta o dom literário ao nosso querido escritor geek! Ele voltou com Cidades de Papel, que tem muita ação, um mistério daqueles que nos faz querer ler sem parar pra saber o final e ainda nos faz dar muitas, muitas risadas! (Sério, eu ria alto com esse). A história é até bem parecida com a dos outros, com o mesmo molde inicial, garoto nerd, garota popular e um amigo engraçado, mas eu gostei bastante! 

Will & Will


"A verdade, porém?
Todo mundo tem uma.
Essa é nossa maldição e nossa bênção. Essa é nossa tentativa e nosso erro e nossa coisa certa."

Esse é outro que foi escrito com a ajudinha de outro autor. Pode parecer que John Green e David Levithan não combinam, já que um escreve sobre nerds e o outro é incrivelmente depressivo, mas a junção dos dois resultou em um contraste bastante interessante! Gosto de ambos e eles alternam os capítulos, então ler o livro inteiro foi muito gostoso. A publicação é de 2010 e a história é, como sempre, cheia de boas tiradas para rir bastante!

A Culpa é das Estrelas


"Me apaixonei do mesmo jeito que alguém cai no sono: gradativamente e de repente, de uma hora para a outra."

E por último, mas não menos importante, o livro que eu acredito ser o 2° melhor de todos (depois do Quem é Você, Alasca?). Não vou falar muito desse pois tem um post só pra ele que vocês podem checar aqui. O que é importante dizer é que esse não tem a mesma "fórmula" dos outros, ele não tem nerds ou garotas espetaculares, na verdade todos os personagens envolvidos tem um certo papel de protagonista. E pra quem leu o livro (e não leu também) o filme esta uma fofura só, eu quase inundei o cinema! Esse, como todos sabem é do ano de 2012.


Bom, esses são todos os livros do John publicados até agora... E ficam duas perguntas:

1° Quando sai o próximo pelo amor de Deus????
2° Será que um dia ele vai aprender a escrever finais? (porque os livros são ótimos, a escrita é uma delícia, mas quando chega no final... dá até um desanimo!)

Pra quem nunca leu, recomendo começar com Cidades de Papel ou Quem é Você, Alasca?, que são mais dinâmicos.
E lembrem que esse primeiro tem contrato de filme pronto, só esperando para ser gravado! *ooo*

Bom, é isso aí. Quem puder, siga o blog, mostre pro tia, tia, avó, pai, mãe, prima, vizinho, papagaio e ainda curta a página lá no Face

Beijos, e até mais!