sexta-feira, 17 de julho de 2015

Vamos falar sobre Machado... o de Assis

Essa semana a ABL (Academia Brasileira de Letras) lançou o último volume das correspondências de Machado de Assis, são 5 volumes que juntam diversas cartas, bilhetes, telegramas e afins que foram escritos ao longo de toda a vida do autor.
E por isso, o post de hoje é para as pessoas que, como eu, tem problemas seríssimos de convivência o com o queridinho da literatura brasileira. 

Eu juro, juro que eu tento gostar, eu tento muito! Mas não ta fácil não. Essa semana li o meu primeiro livro do autor: "Memórias Póstumas de Brás Cubas". Comecei esse livro pelo menos umas 5 vezes e simplesmente não conseguia terminar, a escrita não me prendia, era entediante pra mim! 
CALMA GENTE, não me joguem pedras, vejam bem, eu sei que não sou a única a ter esse tipo de problemas, não sou a única a não me dar bem com o Machadinho, poxa! Eu entendo sim a importância dele, a questão racial, admiro suas conquistas e, pra falar a verdade, tem pequenas coisas que até me agradam, uma frase ou outra, sabe? 

O problema é que, querendo ler, ou não, Machado é obrigatório no vestibular e tem muita gente que quer ler (independente de vestibulares) mas não consegue. Então eu tenho 3 dicas que me ajudaram a finalmente terminar um livro dele! E que servem pra qualquer livro que você está tentando ler a muito tempo! 



1- Aceite que você não ama de paixão. 
Apesar de não parecer, é normal não gostar de algum escritor, artista, cineasta... faz parte! Você não é obrigado a gostar só porque todo mundo gosta! 

2- Vá com calma, entenda a sua limitação.
Eu sou uma pessoa que lê bem rápido, mas quando não gosto de alguma coisa, não adianta me forçar muito a ler. Quanto mais você se forçar, mais antipatia vai criar. Então vá com calma, leia intercalando com um livro que você gosta, ou então se proponha a ler uma certa quantidade de capítulos/páginas todos os dias. (Só não vale ficar de enrolação, não se force de mais, mas faça a leitura acontecer!)

3- Procure um audiolivro.
Essa é a dica que eu gosto mais. Quando sou forçada a ler um livro não consigo mergulhar na história, sabe? E se isso não acontece, não rola leitura! Então procure um audiolivro dos primeiros capítulos e leia enquanto escuta! Isso serve pra qualquer livro e ajuda MUITO a se envolver com o enredo! 


Com calma tudo se ajeita e todos os livros são lidos! E agora eu pergunto, alguém aí tem alguma dica pra facilitar a leitura? E alguém quer me indicar algum livro do Machado que me ajude a acabar com o nosso problema de relacionamento? 


Espero que tenha ajudado! Se você curtiu meu texto então aproveite pra curtir a página do face também, é só clicar aqui pra ir lá dar uma olhada! Aproveite e participe do blog aqui do lado pra ler mais! 

Um beijo e um queijo, até mais! 

quarta-feira, 15 de julho de 2015

Sobre ser estudante

Olá pessoas!


Vocês já perceberam que se tem uma coisa que é recorrente na vida, essa coisa é estudar?
Eu já. 


Porém, às vezes, isso não é uma coisa boa. 
Claro que no geral é uma coisa boa, já que é dessa forma que nós, meros mortais, adquirimos conhecimentos e expandimos nossas ideias e conceitos. 
O que eu queria mesmo saber é: quando foi que estudar ficou tão chato? 

Eu a m a v a estudar quando estava no primeiro fundamental e, de repente, puf, a alegria de estudar passou. 
Passei anos na vida de me arrastar pra estudar, até que eu descobri... Estudar não era o problema, estudar exatas era o problema! 
Meu problema com números é algo milenar, tenho certeza que na outra vida eu fui o cara que, durante a guerra, contou errado pra quantos dias servia certa quantidade de mantimentos e acabou matando 359 coleguinhas soldados (deve ter existido um cara assim, certo? Sempre tem um desses.)

Quando eu fiz essa descoberta incrivelmente reveladora, a vontade de estudar voltou, mas só de estudar humanas e biológicas, exatas ficavam sempre de lado. O que não é nada bom.

"Querida matemática, eu estou cansada de achar o seu "x". Apenas aceite o fato de que ele se foi. Bola pra frente, cara."

A minha dica? Estude mesmo o que você não gosta.
"Aí que clichê Bella." você deve estar pensando nesse exato momento, mas, sério, se tem uma coisa que eu aprendi em 6 meses de cursinho, é: NÃO fique deixando as matérias que você não gosta pra depois. Não vai resolver seu problema e, quando você perceber, vai estar desesperado porque faltam 4 meses pros seus vestibulares e você não faz ideia de como conciliar as matérias que você odeia entre às outras, porque temos que estudar muitas, de forma que consiga aproveitar o tempo o suficiente para que não atrase nenhuma outra matéria e ainda estude tudo que você se recusou a estudar antes.

Experiência própria.

Se você curte os meus textos faça parte aqui do blog, é só clicar em "participar deste site" aqui do lado. E também curta a página lá no face clicando aqui! Essas coisas são importantes pra ajudar a me divulgar! 

Um beijo e um queijo, até a próxima ;)