sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Por que Indiana, João?


" Palavras são erros, mas maior erro seria deixar de expressar o que sinto [...]. " 

Como eu comentei no post anterior (sobre a bienal do livro) um dos maiores nervosismos que eu já passei na vida foi a fila pra comprar o primeiro livro do Danilo Leonardi. Como eu "comi" o livro em algumas horas, decidi fazer a resenha e falar sobre a experiência de conhecer o pessoal do Cabine! 

Comecemos com o livro! A história é sobre o João. Um garoto de 15 anos que não é lá muito popular, não tem muitos amigos, tem uma relação ligeiramente complicada com a mãe e que sofre bullying na escola. O valentão do colégio, Guilherme, além de dar apelidos desagradáveis, agride fisicamente o coitado do João... Até que, um belo dia, quando o Guilherme marca uma luta dentro da sala, nosso querido personagem injustiçado revida! Essa reviravolta é gravada, vai parar na internet e o João vira uma espécie de subcelebridade, um ícone contra o bullying!

O livro foi publicado pela Giz Editorial (que faz um trabalho lindo) e eu sou perdidamente apaixonada pela capa! As 206 páginas de história passam tão gostosamente que quando você vê, já ta acabando! 

Como dito anteriormente, não precisei de mais que algumas horas pra passar pelo livro, que tem um desenvolvimento muito interessante e de uma forma que eu não podia imaginar. Apesar de ser young adult o Danilo faz os acontecimentos se degringolarem em uma quebra cabeça que acaba sendo simples de entender, mas complexo de imaginar. Quando falamos sobre bullying todos tem uma ideia formada, todos imaginam muita coisa, mas geralmente você não pensa que as coisas que acontecem no livro podem se tornar reais, e elas podem! A história toda tem uma realidade impressionante, não existem fadas e submundos, é como se o João fosse aquele seu colega tímido da escola te contando uma história. Me senti como intima dele, foi como se eu fizesse parte da turma, porque a escrita do Danilo te faz viajar de um jeito muito bom! Você se envolve mesmo! 
Eu preciso dar (Danilo, se você estiver lendo isso) meus parabéns ao autor, eu esperei muito por esse livro, acompanhei as novidades pelo Youtube e não fui nem um pouco decepcionada. 

Quanto ao dia em que eu adquiri meu exemplar, foram duas horas e vinte minutos na fila de autógrafos, horas essas que nunca valeram tanto a pena! Nunca tinha tido a oportunidade de tietar assim, se quer tinha entrado em uma fila por alguém que eu admiro, essa foi a primeira vez e não podia ter sido melhor! Já que além da foto com o autor, consegui conhecer a Lu, a Tati e o Guto! (e vi o César também, mas infelizmente não consegui foto com ele e nem com o Gabriel, que não estava por lá!)




Preciso agradecer muito, foram todos muito fofos e incrivelmente gentis! Eu amei conhecer todos e estou tendo ataques de fã até agora! haha



























Concluindo: O livro é lindo, o canal deles é lindo, O MEU AUTÓGRAFO É MARAVILHOSO e todo mundo tem que ler "Por que Indiana, João!".

Um beijo e um queijo

Até a próxima!