sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

The Casual Vacancy, ou, Morte Súbita de J.K Rowling





Bom, todos sabem da minha paixão pela leitura e também por Harry Potter. Agora vocês se perguntam, o que isso tem a ver com o título da postagem? Bom, eu acabei de ler o novo livro da autora, o primeiro a ser lançado depois da série conhecida mundialmente, traduzida mais do que a bíblia e que fez J.K ser a escritora mais lida do mundo.
Mas já vou avisando, quem começar a ler Morte Súbita com a intenção de encontrar traços do bruxinho, vai dar com os burros n'água

A trama se passa no distrito inglês de Pagford (que é fictício) e tem 8 núcleos familiares, que giram em torno de Barry Fairbrother (reparem, Fairbrother = Irmão justo em inglês) o dono da morte súbita do título! Ele morre logo nas primeira páginas, deixando amigos, família, alunos, inimigos... enfim toda a população da cidadezinha em choque. Ao longo da história é mostrado como Barry era importante para o equilíbrio de uma população inteira e como esses núcleos familiares sofrem, direta e indiretamente, com a morte dele.

O livro tem 501 páginas de uma história adulta, contemporânea e eu diria até pesada. Cheia de palavrões, passagens com  relações sexuais, drogas e até estupro! Mas que fique claro, em momento nenhum isso chega a ser ofensivo e muito menos colocado ali sem propósito, muito pelo contrário, como sempre, Rowling mostra que tem o controle da situação a todo momento, deixando bem claro que tudo tem um motivo, é só prestar atenção.
A única coisa semelhante aos outros livros já publicados pela autora, é a forma de escrita. Com uma narrativa em 3° pessoa, descritiva e mostrando a visão de vários personagens, o que te deixa à par de todos os acontecimento, sou APAIXONADA pela escrita da J.K! Amo o jeito gostoso que ela escreve, tornando a leitura um verdadeiro deleite (li em uma semana, e ele é enorme!). 
Também gostei muito do livro, apesar do final me surpreender, gosto desse tipo de história, que mostra a vida das pessoas sem correções, cheias de segredos e fatos obscuros... 
O livro tem 4 estrelinhas e esta de parabéns! Recomendo muito!  

Aqui vai o "cemercial" do livro, que foi lançado pela editora Nova Fronteira:





Por enquanto é isso e semana que vem tem mais postagem.

Até a próxima!