quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Crítica do Filme: O Jogo da Imitação (Contém spoilers)

"Eu acho que as vezes são as pessoas que menos imaginamos que fazem as coisas que ninguém imaginária."


"Se qualquer jovem já sentiu como se não tivesse certeza de que é, ou não tem permissão para se expressar da maneira que gostaria de expressar-se, se já se sentiu intimidado pelo que sente ser em grande parte normal ou qualquer tipo de coisa que o faça se sentir um estranho, então este filme é definitivamente para ele, pois trata-se de um herói para os jovens "   Benedict Cumberbatch na estreia européia do longa no Festival de Cinema de Londres, outubro 2014


Minha representação fofinha do filme pro Insta *-*
Esse filme mexeu comigo em tantos níveis diferentes, que eu nem sei por onde começo a
escrever à respeito. 
Hoje, nesse exato momento (em que eu estou escrevendo) estou sentada no meu sofá, escrevendo esse texto no meu notebook. Normalmente isso não teria importância, já que é um quadro bastante comum atualmente, todos tem seu próprio computador. O que eu nunca tinha parado pra pensar, é de onde ele veio, quem inventou o computador? Claro que não foi rápido, nem simples, o computador é uma máquina aperfeiçoada por anos e mais anos. Mas sua grande base e o projeto responsável pela sua existência,  surgiu da maquina de Turing, os mais entendidos desses aparelhos maravilhosos já devem ter ouvido algo a respeito.

Por que essa introdução? Porque quando nós usamos algo, geralmente não costumamos pensar muito em quem o criou, não pensamos em como foi a vida dessa pessoa, e isso é importante porque é o que coloca, pra mim, toda a grande importância do filme que eu acabei de assistir. 

Alan Turing foi um matemático britânico desses que tem uma cabeça tão genial que nós, meros mortais, sequer imaginamos como isso pode ser (se você for ótimo em matemática isso provavelmente não se aplica a sua pessoa, mas eu sou de humanas, então se aplica bastante a mim). Esse homem, sozinho, desenvolveu o projeto de uma máquina que basicamente venceu a 2°Guerra Mundial e que, anos e mais anos depois, deu base ao notebook em que eu estou escrevendo, assim como ao que você está usando pra ler o meu texto e mais todos os outros também. 

O Verdadeiro Alan Turing

A grande pergunta é: Por que, Isabella, você chorou compulsivamente por cerca de 35 minutos por causa disso e desse filme?
Eu explico.

Alan Turing não era apenas um gênio, ele era homossexual,  hoje em dia isso não faz muita diferença e é até estranho isso ter tamanha importância se tratando de um cara tão genial, acontece que na época em que ele viveu isso era ilegal e levava à cadeia, porém, quando esse dado sobre sua sexualidade foi descoberto (anos após ele ter basicamente ganho a guerra de forma ultrassecreta) ele não foi ´preso. Ao invés disso se submeteu a uma sentença alternativa e meio que experimental que se tratava de um tratamento hormonal, uma castração química, que o fez passar por momentos terríveis e o levou ao suicídio com apenas 41 anos.
Fiquei sentida porque o filme mostra claramente o que pessoas que tem potenciais inimagináveis passam apenas por serem diferentes, por não estarem dentro dos padrões normais do mundo em que vivemos, a história de Turing foi uma dessas que me fez pensar em tanta coisa diferente, que eu nem posso entrar nesses assuntos agora, porque na verdade esse texto já está bem grande.

Dados Técnicos




O filme foi dirigido por Morten Tyldum, que fez um trabalho lindo e bem clássico, câmeras e cortes convencionais com trilha e aúdio sem grandes inovações, o que eu particularmente acho admirável, levando em conta que é uma biografia e o resultado é uma história complexa contada de forma lindamente respeitosa. Quero fazer um adendo a atuação de Benedict Cumberbatch (sou suspeita pra falar porque sou fã ávida da série Sherlock, onde conheci o ator e me apaixonei) mas ele está tão fantástico que eu nem consigo explicar o quanto o trabalho dele nesse filme é digno da indicação à melhor ator pela Academia, assim como o filme merece todas as indicações recebidas!

O filme tem 2h e vale muuuuuito a pena, estou apaixonada e sem a menor dúvida vou assistir de novo. 

Simplesmente maravilhoso.




P.S Se você ficou curioso, aqui tem várias curiosidades incríveis sobre esse filme, algumas me deixaram de boca aberta mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário